quarta-feira, 18 de maio de 2016

A importância da qualificação para o mercado de trabalho

Qual a dificuldade em por a pessoa correta na vaga certa? As pessoas estão se qualificando menos ou as empresas estão mais exigentes? O fato de ter o 3° grau completo será que é suficiente? Qual deve ser o diferencial para o mercado?

Ao contrário da realidade de antigamente, quando havia muitos profissionais para poucas vagas, hoje o mercado d trabalho está tendo muitas vagas, porém poucos profissionais preparados perante as exigências das empresas. O profissional que não tem uma qualificação demora mais para realizar as suas tarefas e isso leva tempo e dinheiro. Esse é uns dos motivos que leva a tanta exigência. Foi o tempo que até para se auxiliar de serviços gerais, precisava ter só Ensino fundamental. 

  • Exigências no mercado de trabalho 
Até alguns anos atrás, era mais fácil analisar o mercado de trabalho pois o leque de opções era bem menor.Por um lado, com toda esta amplitude de profissões que existe atualmente as chances de descobri a a profissão ideal e sua verdadeira vocação são maiores. Por outro lado, em muitos casos, a profissão é o que tem a  menor remuneração ou menor chance de desenvolver uma carreira. Independente da profissão escolhida, para quem quer seguir careira é importante analisar como o mercado de trabalho se comporta para uma determinada profissão. Nesse momento é importante informar-se sobre: qual o salário inicial/ Quanto tempo se leva em média para chegar a uma situação financeiramente satisfatória na carreira? Há oportunidades de emprego imediato na cidade ou região? Qual é a perspectiva futura da carreira - está em fase da satisfação ou é uma carreira estadual? Quais os estudos completamente que são exigidos?

Agora vamos conhecer quais são elas:

- Domínio de um segundo idioma, se possível até um terceiro idioma;
- Conhecimento de informática;
- Boa comunicação oral e escrita;
- Aptidão para trabalhar em equipe;
- Ser proativo, ou seja, ter iniciativa para tomar decisões;

Estágio

Para lidar com as transformações do mercado de trabalho, o jovem precisa encarar seu curso da graduação como um passo para a construção de sua carreira. Para isso, deve se aperfeiçoar constantemente e desenvolver suas habilidades e competências dentro do próprio mercado de trabalho.

Um comentário: